Ivayr Soalheiro - Vereador Contagem

Perfil

Ivayr Soalheiro (PDT) é vereador em seu terceiro mandato. A convite do prefeito de Contagem, Alex de Freitas, assumiu, em outubro de 2017, a Secretária de Desenvolvimento Urbano de Contagem (SMDU) e se encontra, atualmente, licenciado do cargo de parlamentar.  Na atual legislaturta (2017 -2020) já foi Líder de Governo na Câmara Municipal e levantou importantes bandeiras em defesa dos contagenses, como a reestruturação Plano Diretor do município e a Regularização Fundiária.

Ivayr já atuou no executivo municipal como Secretário Municipal de Meio Ambiente (2013-2015), secretário-adjunto de Administração e da Controladoria (2000-2004). É formado em Administração de Empresas e  técnico em Contabilidade.

Casado com a assistente social Mônica Messias, pai de três filhos e morador no bairro Novo Progresso, Contagem é a cidade que Ivayr  escolheu para viver e criar os filhos. Aqui mora há mais de 30 anos, onde sempre participou ativamente dos movimentos sociais e políticos.  Atuou no movimento estudantil de 1986 e no processo democrático do Conselho Tutelar de várias regiões de Contagem. Foi um dos defensores do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Ivayr Soalheiro acredita na EDUCAÇÃO como principal caminho para transformações sociais. Em sua militância política sempre investiu em projetos nesta área, sendo o idealizador do Pré-Enem Comunitário da  Ressaca.

Consolidando-se como vereador não só da região da Ressaca, mas de toda a cidade, em 2011, recebeu a Medalha Dom Pedro II, conferida pelo Instituto Tiradentes, por sua atuação como vereador de Contagem. A Medalha Imperador Dom Pedro II é conferida apenas aos políticos com ilibada reputação ético-moral e significantes trabalhos prestados à comunidade, aprovados em pesquisa realizada via internet, mediante criteriosa seleção.

Como vereador, fez várias denúncias sobre o assoreamento da Lagoa do Cabral, em que a empresa responsável foi atuada pelo Ministério Público do Meio Ambiente a pagar multa de R$1,3 milhão.

É autor de várias leis, inclusive da Lei 4.476, que dispõe sobre instalação de detectores de metais nas portas das escolas públicas municipais e da Lei 4.443, que obriga agências bancárias a informar as pessoas sobre o tempo máximo de atendimento, que é 15 minutos. 

MEIO AMBIENTE

À frente da Secretária de Meio Ambiente, em 2013, sua primeira providência foi à desburocratização do Licenciamento Ambiental, onde reduziu o tempo de emissão do certificado que passou de 24 meses para 10 dias.

Em parceria com a Copasa, promoveu a ligação dos esgotos de residências em Contagem à rede da concessionária; ampliou a fiscalização ambiental no município; criou a Guarda Municipal Ambiental e conquistou diversos equipamentos para a fiscalização por meio de medidas compensatórias.

 A Educação Ambiental e a participação popular também foram atuações de destaque. Projetos como a Coleta Seletiva, o Fórum da Agenda 21, o Mova-se, o Grupo Gestor da Bacia da Pampulha, além de palestras em escolas, trilhas ecológicas nos parques, cursos, seminários, realização da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e várias outras atividades foram desenvolvidos regularmente. Pelo seu trabalho, Ivayr Soalheiro foi condecorado, em 2013, com a Comenda Dr. Erasmo Barros de Figueiredo Silva concedida pela OAB-MG.

Compartilhe essa página: